+55 (71) 3032-9999
Ao sair do Elevador Lacerda, no Centro Histórico de Salvador, é inevitável que seus olhos se cruzem com a imponente construção localizada à sua direita. O Palácio Rio Branco é um monumento que nasceu junto com a primeira capital do país e carrega uma história cheia de curiosidades e belezas.
Foi Tomé de Sousa quem deu a ordem para a construção do primeiro projeto do lugar, que abrigaria a sede do governo português. Ele serviria como um centro de comando, residência e despacho oficial dos grandes poderes.
Em 1912, essa primeira e mais simples edificação foi atingida por um bombardeio e ficou em ruínas, sendo reinaugurada em 1919, quando recebeu o nome atual em homenagem ao Barão do Rio Branco. O lugar já serviu como quartel e como prisão. Abrigou a Fundação Pedro Calmon e agora abriga a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O que muita gente não sabe é que o espaço, além de ser aberto à visitação no primeiro piso, tem uma das vistas mais especiais da cidade. Se você tá cansado de tirar aquela foto clássica no Elevador Lacerda, no palácio você terá uma visão lateral do monumento, além de ter uma vista perfeita para a Baía de Todos os Santos, o Forte de São Marcelo e a Cidade Baixa.
O lugar também abriga o Memorial dos Governadores, uma parte importante para a construção da história do país, muito visitada por escolas e pesquisadores. Lá, é possível encontrar insígnias, espadas, chaves de cidades, diplomas, cartas, punhais, cristais, louças, livros, medalhas, fotos e objetos pessoais como cinzeiros, abridores de cartas e canetas dessas personalidades, todos doados por familiares.
DISTÂNCIA DOS HOTÉIS BUSINESS & FLAT
Do Salvador Business & Flat ao Palácio Rio Branco – 10,1 km (R$ 18 a R$ 25 no Uber)
SERVIÇO
Palácio Rio Branco
Endereço: Praça Tomé de Souza, S/N – Centro, Salvador – BA
Telefone: (71) 3116-6928
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 12h, e das 13h às 17h.
Importante: a visitação do segundo piso é proibida a visitantes.